Veja os benefícios dos exercícios físicos

Veja os benefícios dos exercícios físicos

Praticar exercícios físicos é uma recomendação médica muito importante porque ao praticar esportes o indivíduo não só fortalece e desenvolve a musculatura como também o seu sistema imunológico.

Os exercícios associados a uma dieta equilibrada também trazem inúmeros benefícios a saúde, sendo auxiliares no tratamento de hipertensão e diabetes, além de outras condições. E é justamente aí que entra a medicina esportiva.

Trata-se de uma especialidade que é direcionada tanto para atletas profissionais quanto pessoas comuns que desejam melhorar seu desempenho nos esportes, bem como prevenir e tratar lesões. Vejam alguns dos benefícios das atividades físicas.

Acelera o metabolismo: estudos mostram que praticantes de atividades físicas tem melhor queima de calorias, ou seja, seu corpo passa a metabolizar melhor tudo o que você consome.

Bom para o coração: previne doenças cardiovasculares porque potencializa o transporte de oxigênio, diminui a frequência cardíaca basal e fortalece o coração fazendo que ele bombeie a mesma quantidade de sangue batendo menos.

Controla o Diabetes: um dos gatilhos da diabetes, quando não genética, é a alimentação inadequada e falta de exercícios. A prática de exercícios e a alimentação adequada colabora no tratamento do Diabetes.

Combate a hipertensão: uma das causas da hipertensão é a obesidade e o alto consumo de sódio. Com os exercícios físicos e correção da alimentação é possível controlar a pressão alta.

Combate ao estresse: os exercícios físicos fazem o corpo liberar endorfina, substância natural que bloqueia a sensibilidade à dor e promove a sensação de relaxamento e prazer.

Bom para a autoestima: ajuda a desenvolver a musculatura e a modelar o corpo, tendo impacto na autoestima.

Emagrece: ajuda a emagrecer, quando associada com dieta equilibrada, com acompanhamento médico.

Fortalece ossos e músculos: os exercícios físicos afetam nosso corpo positivamente. Eles fortalecem e aumentam nossa musculatura e ossos, e também nossa resistência física e imunológica.

Melhora o sono: quem pratica exercícios também dorme melhor, o que traz benefícios para nossa concentração e também melhora a disposição no dia a dia.

escrito por Instituto Reaction

— Instituto Reaction

Have your say