Avaliação Cardiológica Pré-Participação do Atleta

Avaliação Cardiológica Pré-Participação do Atleta

DR.RICARDO CONTESINI FRANCISCO

A atividade física regular apresenta efeitos benéficos sobre quase todas as estruturas biológicas e funções do corpo humano, incluindo o sistema cardiovascular, com reduções na incidência de infarto e mortes. Mesmo quantidades moderadas de atividade física regular (15 minutos por dia) estão associadas com efeitos preventivos importantes para uma grande variedade de doenças, como: obesidade, diabetes, câncer, depressão e doenças cardiovasculares.

Durante décadas foram questionadas as causas de morte súbita em atletas saudáveis e competitivos. Hoje sabemos que a maioria dessas mortes ocorrem devido alterações cardíacas adquiridas ou congênitas sendo os sintomas muitas vezes frustros ou ausentes. Dessa forma a avaliação cardiológica previa se torna imprescindível para a pratica segura de atividade física.
Essa avaliação deve ser realizada periodicamente, no mínimo anualmente, através de uma avaliação médica que deva constar a consulta com profissional especializado em esportes, o exame físico e no mínimo um eletrocardiograma. O teste de esforço também se torna essencial nos indivíduos que realizam atividade competitiva e também naqueles que desejam conhecer a sua frequência cardíaca ideal de treinamento.

De acordo com estudos europeus, o ECG, possibilita a detecção de aproximadamente 60% das patologias cardíacas que podem levar a morte súbita em atletas ativos.

Portanto, todos os indivíduos que pretendem iniciar , ou aqueles que pretendem intensificar treinamento, devem realizar exames cardiológicos e ortopédicos para conhecer suas possíveis limitações assim como receber orientações como melhorar seu desempenho e realizar seus exercícios com segurança.

escrito por admin

— admin

Have your say