Alimentação Ideal para Pré e Pós Treinos

Alimentação Ideal para Pré e Pós Treinos

A proporção ideal de carboidratos, proteinas, gorduras, vitaminas, minerais, antioxidantes, água e eletrólitos deve ser individualizada e planejada de acordo com o tipo de exercício realizado, bem como levada em consideração a frequência, intensidade e duração dos treinos. Mas como regra geral, o carboidrato é a principal fonte de energia e deve ser consumido antes e após o exercício, associado com uma pequena porção de proteína.

  • Pre treino: prefira carboidrato de baixo indice glicêmico que irá proporcionar uma liberação gradativa de energia. Acrescente uma porção de proteína magra. Ex: batata doce com ovos mexidos; aveia ou quinua em flocos com iogurte com baixo teor de gordura, torrada com pasta de amendoim.
  • Pós-treino: é muito importante consumir logo após os treinosum carboidrato de alto indice glicêmico e uma proteína de alto valor biológico. Ex: iogurte com baixo teor de gordura com granola ou tapioca com ovo mexido ou cozido ou shake de proteína com fruta.

Além dos nutrientes já citados, para evitar fadiga e danos musculares, recomenda-se que praticantes de atividade fisica consumam alimentos ricos em antioxidantes para modular, ou seja, equilibar a quantidade de radicais livres produzidas durante o exercicio. Frutas como melancia, goiaba, laranja, abacaxi, mamão, uva, açaí, damasco, acerola, e ameixa batidas com água de coco e hortaliças verdes devem ser incluidos na diea e podem ser consumidos após a atividade física.

Tatyana Dall’Agnol

escrito por Instituto Reaction

— Instituto Reaction

Have your say